SEI FEDERAÇÃO MAIS EFICIÊNCIA E INTEGRAÇÃO COM INSTITUIÇÕES EXTERNAS

Para promover uma melhor eficiência e integração com instituições externas ao Governo de Pernambuco, a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), disponibiliza um novo módulo do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) 4.0, denominado SEI Federação. Essa novidade permite o envio e recebimento de processos eletrônicos entre a Administração Estadual e outras entidades que também utilizam o SEI 4.0.

A iniciativa já interliga o Governo do Estado, com o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Pernambuco e Prefeitura do Recife. Agora, essas entidades podem enviar e receber documentos por meio do SEI Federação, evitando que sejam utilizados caminhos que diminuam a celeridade nos processos.

Na avaliação do gerente de Modernização Governamental da SAD, Adelnei Felix, a integração faz parte de um processo contínuo de aprimoramento da Administração Estadual.  “É mais um passo do Estado na transformação digital dos seus processos, possibilitando aumentar a eficiência da máquina pública”, afirmou.

O diretor de Tecnologia da Informação e Transformação Digital da ATI, Rafael Soares, reforçou a importância. “O SEI Federação tornou-se possível a partir da implantação do SEI 4.0, no início de maio, e é mais um resultado do investimento que o Governo do Estado vem fazendo no sistema, aumentando a eficiência e a transparência”, pontuou.

Habilitação - Para utilizar o SEI Federação, cada órgão do Governo deve possuir um gestor do SEI cadastrado pela ATI. Caso não possua, é possível solicitar à Agência essa inclusão por meio de ofício a ser enviado pelo SEI 4.0. Em seguida, o gestor do sistema precisa enviar uma solicitação por meio da Central de Serviços da ATI (CSATI), para habilitar a unidade do órgão que ficará responsável pelo recebimento dos processos externos. Quanto ao envio desses documentos, podem realizá-lo todas as unidades dos órgãos habilitados.

Sobre o SEI - O Sistema Eletrônico de Informação foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Em Pernambuco, a gestão da ferramenta é compartilhada entre a SAD e a ATI.